FANDOM

A página Modelo de Projeto tem o objetivo de prover o modelo que mais se adequa para auxiliar um usuário durante a criação de uma página de projeto.

O nome do artigo deve ser:

Projeto:Nome do Projeto

Também é preciso lembrar de fazer a utilização do [[Categoria:Projetos]] no artigo para a categorização e posteriormente organização do mesmo.

Objetivo

O objetivo da execução do projeto, listando algumas das causas e conclusões para este. Esta parte é mais direto ao ponto, dizemos o queremos alcançar com projeto

Ex:
Criação de uma wiki para o tópico Attack on Titan dado que o assunto está em alta e gerará um bom tráfego de visitas à nossa plataforma.

ou

Reforma da wiki Pixar, visto que atualmente a wiki está abandonada e há informações importantes faltando em artigos e as predefinições poderiam ficar mais completas.

A estimativa de conclusão do projeto deve ser discutida na reunião seguinte em que a página do mesmo for criada. As datas de conclusão para projetos em wiki podem ser alteradas de acordo com a quantidade de projetos que estiverem em desenvolvimento ao mesmo tempo. Vale lembrar que projetos editoriais têm uma data específica para serem publicados e por conta disso, devem ser priorizados se não tiverem prontos perto de sua data de publicação.

  • Quando o projeto estiver terminado, a página deverá ser atualizada para constar a data exata de conclusão do mesmo.

Ex:
Data de conclusão estimada - 2018
Data de conclusão - 24/04/2017

Comunidades Conhecidas Afetadas

Todos os projetos acabam tendo uma área de alcance, podendo ser somente em Português ou também chegando em outras línguas.

Durante o planejamento inicial isso pode não se tornar tão evidente, mas ações básicas como a adição de Interwikis são o suficiente para atingir essa área.

Além disso, há casos em que o tópico do projeto possui mais de uma wiki relacionando-se com o mesmo. Nossa prioridade é tentar fundir estas wikis caso ambas sejam ativas, e se houver wikis inativas, o staff terá que ser notificado para fechar a mesma e redirecionar sua url para a comunidade ativa.

Ex:

Estrutura de Execução

A estruturação mostra os passos que o projeto vai tomar para alcançar o objetivo. Cada projeto pode possuir uma estruturação totalmente diferente. Ela funciona mais como um passo a passou ou lista de afazeres para guiar os utilizadores dentro do projeto para auxiliar na sua execução.

Para auxiliar na administração dos projetos, é necessário que a cada passo concluído, que o mesmo contenha o template (Checked) junto à sua linha.

Caso o projeto seja similar à um projeto anterior, vale compartilhar o link para a página do mesmo dentro dessa parte.

Ex:

  • Posse no controle da comunidade;
    • Exclusão da Wiki duplicada X.
    • Exclusão da Wiki duplicada Y.
    • Correção do nome da principal.
  • Criação de uma página principal que auxilie o usuário na navegação;
    • Design da wiki
      • Plano de Fundo
      • Wordmark
      • Favcon
    • Formatação da Barra de Navegação;
  • Artigos Principais - Focam naquilo que é essencial para uma wiki do assunto ter.
    • Predefinições base.
      • Infoboxes Personagem
      • Infobox Filme
      • Infobox Objeto
      • Infobox Local
    • Navboxes que auxiliem a navegação entre artigos.
  • Habilitar Discussões
  • Desenvolvimento da página principal para versão mobile

Membros

Aqui são listados os membros que trabalham no projeto, contendo sempre um líder ao menos. Colaboradores que venham a participar do projeto devem colocar seu nome nesta parte.

Ex:

Anotações

Anotações são tópicos trabalhados no projeto, ou pontos dos quais ainda devem ser lembrados para a execução do projeto.

Ex:

  • O projeto se baseia no fator de que sua extensão é limitada, e com prazo, portanto sua execução se torna plausível e benéfica.
  • O projeto seria uma tentativa de "demonstração", com o objetivo de traçar métodos de controle e organização na criação de um projeto de criação de uma wiki a partir do zero ou de um estágio em que haja poucas estruturas na mesma.
  • As modificações, criações e todas as edições focarão em criar uma base para a comunidade.
  • O projeto segue uma forma semelhante e foi inspirado nos projetos criados nas wikis do Fallout.
  • A página do projeto na Central Tríade é formatada para guiar os membros participantes do projeto durante sua execução.

Também no FANDOM

Wiki aleatória