Fandom

Centro de Operações do Tríade

Apresentação do Programa

46 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Comentários0 Compartilhar

O que faz um time de voluntários para ComDev?

Ao longos dos anos, a nossa equipe de staff foi criando alguns grupos de voluntários em conjunto dos nossos usuários mais ativos, para trabalharem com diversos assuntos. Os principais times em português atualmente são: Admins e Mods da Central da Comunidade, Vanguarda e VSTF.

Ao observar a situação atual das wikis de língua portuguesa, nós identificamos alguns fatores que barravam o desenvolvimento de novas wikis e o crescimento de algumas já existentes. Cada aspecto identificado requer uma atenção especial de alguém com um determinado tipo de conhecimento.

Pensando nisso, a equipe de staff brasileira resolveu montar um time de pessoas com habilidades únicas, que quando reunidas, seriam capazes de desenvolver as melhores wikis e fazê-las crescer como as principais comunidades de língua portuguesa.

E assim surgiu a ideia do Tríade, um grupo formado para trabalhar em conjunto com a equipe de staff de desenvolvimento de comunidades, onde seus voluntários estarão dentro de uma das três classes abaixo:

O Artista - Design de Wikis

É aquele voluntário apaixonado por editar os elementos visuais de wikis. Possui conhecimento e acesso à recursos de edição visual e tem o feeling para montar páginas onde os elementos visuais se encontram em harmonia.

  • Favicon
  • Wordmark
  • Plano de Fundo
  • Cores do Tema
  • Elementos Visuais da Página Principal

O Engenheiro - Especificações Técnicas

Esse é o voluntário que não sabe dizer se é mais fluente em wikitexto ou em português, e ainda têm noções boas de HTML, CSS e JS. Ele anda em busca de eficiência e foca em organização, seu raciocínio lógico aliado ao conhecimento técnico resulta em wikis fantásticas.

  • Correção de Códigos
  • Formatação de Páginas
  • Desenvolvimento e Correção de Templates
  • Organização de Conteúdo da Página Principal

O Perito - Conteúdo e Engajamento

A principal característica deste voluntário é o conhecimento profundo dos temas que lhe interessam. É um fã que poderia tranquilamente ter conversas em alto nível com críticos. Além disso, ele tem o dom de engajar leitores ao disseminar seu conhecimento através da escrita.

  • Criação de Conteúdo
  • Blog Posts
    • Guias (Séries, Games, Filmes, Mangás, etc...)
    • Listas (Melhores, Piores, Mais Engraçados, Coisas Erradas, etc...)
    • Artigos Recapitulando Conteúdo (Séries, Filmes, Animes)
    • Tradução e Adaptação de Fandom News & Stories

Por que eu deveria fazer parte?

Em primeiro lugar, você deve levar em consideração o tempo livre que tem disponível. Nossos voluntários não têm obrigações, mas ao aceitar suas novas funções eles estão se comprometendo à realizar as tarefas que escolheram e nossa equipe estará contando com a entrega das mesmas.

Colaboração

Independente de nomes, nós somos um espaço colaborativo de conhecimento de fãs, para fãs. Se por um lado há admins e burocratas auxiliando novos editores em wikis grandes, pelo outro há pessoas novas em nossa plataforma que criaram sua própria wiki e não têm alguém com quem contar para auxiliá-los no seu desenvolvimento. A falta de apoio e conhecimento sobre a plataforma são os principais motivos que levam novos editores a desistir de continuar contribuindo, por isso a colaboração de usuários experientes é fundamental para transformar os novos usuários em editores ativos e consequentemente crescer suas respectivas wikis.

Experiência Profissional

Para quem é muito novo pode até parecer cedo demais, mas quando menos percebemos já é hora de prestar vestibular, começar um estágio e quem sabe até arranjar um emprego de tempo integral. Ser voluntário no Fandom powered by Wikia é uma excelente maneira de utilizar o tempo livre para trabalhar com algo que gosta e ao mesmo tempo juntar experiência para compartilhar em uma entrevista. Quem se tornar um voluntário do Tríade, poderá desenvolver um trabalho específico na carreira que escolheu, e nessas ocasiões, a experiência do voluntariado se tornará ainda mais significante. Veja alguns bacharelados que se relacionam bem com certas funções dos voluntários de ComDev:

  • O Artista: Design Gráfico;
  • O Engenheiro: Engenharia de Software; Sistemas de Informação, Ciência da Computação;
  • O Perito: Jornalismo; Comunicação Social; Marketing;

Benefícios

Nossos voluntários são os usuários que se tornam mais próximos da equipe de staff e consequentemente se tornam influenciadores na nossa plataforma. Para manter o contato constante, os primeiros voluntários passaram a ter acesso a uma linha direta à equipe.

Essa proximidade coloca os voluntários numa posição mais privilegiada na hora de comunicarmos grandes novidades, onde os mesmos ficam cientes das mudanças com mais antecedência.

Voluntários também têm preferência na hora de escolhermos quais usuários participarão dos nossos eventos internos (ex.: Community Connect) e quem irá nos auxiliar futuramente quando passarmos a marcar presença em eventos externos (ex.: BGS, CCXP).

Navegue pelas páginas do Tríade
Apresentação - Perguntas Frequentes - Inscreva-se - Membros - Projetos

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória